[R] Ideias para Reciclar

Consciente dos tempos que correm, em que as questões ecológicas e económicas adquirem maior expressão, o blog [R] Ideias para Reciclar surge no âmbito da reutilização, reciclagem e recriação de objectos a que o tempo e uso tornaram obsoletos.
Este é um espaço no qual pretendo divulgar um conjunto diversificado de trabalhos, apresentando soluções de aproveitamento de objectos que se vão acumulando em arrecadações, garagens, sótãos, etc., bem como remodelação de espaços interiores e exteriores.

quarta-feira, 23 de março de 2011

[R] candeeiro de parede | antes_depois

Desde há algum tempo que tenho vindo a coleccionar peças de instalações eléctricas antigas na expectativa de as vir a reutilizar. São peças cuja beleza e detalhes aprecio muito e que, após uma cuidadosa limpeza e reparação, podem continuar a cumprir com a função que lhes foi atribuída originalmente.
A sugestão que apresento hoje corresponde à reutilização de um suporte para lâmpadas em latão e cerâmica, que converti em candeeiro de parede. Trata-se de um protótipo que irei reproduzir para colocar nas paredes de um espaço que me encontro a recuperar.
Ao nível da execução, foram utilizados: placa de MDF com 1cm de espessura; cartolina dourada; fio eléctrico; e tinta de esmalte, na tonalidade cinzento.




sexta-feira, 18 de março de 2011

[R] placa de identificação | antes_depois

Este projecto surge no seguimento do restauro de um lagar de azeite. Inicialmente tinha pensado executar o painel de indicação em azulejo, mas ao encontrar as tampas de uns reservatórios de plástico que se encontravam inutilizados, optei por reciclar uma delas.
O primeiro passo consistiu em limpar a tampa e tirar-lhe as medidas para poder fazer o stencil com o texto. De seguida procedi à pintura e à fixação da mesma na porta de entrada do lagar.
O reservatório de plástico que se encontrava danificado na zona da abertura foi também reciclado, tendo sido convertido em vaso.


1 ano de [R] ideias para reciclar!


Faz hoje um ano que criei este blog e que dei início a uma nova etapa dos meus restauros e reciclagens. O balanço que faço é muito positivo. Para além de divulgar o trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos últimos tempos, o facto de ter começado a publicá-lo fez com que surgisse a necessidade de documentar todo o processo que este envolve.
O meu desejo para este aniversário é poder continuar com esta actividade que tanto me dá prazer. Espero também conseguir fazer publicações mais regulares e que os meus trabalhos continuem a ser apreciados.
Esta é também a data em que devo agradecer aos leitores do blog e aos simpáticos comentários que me têm deixado. Um grande bem-haja!

Raul
Related Posts with Thumbnails