[R] Ideias para Reciclar

Consciente dos tempos que correm, em que as questões ecológicas e económicas adquirem maior expressão, o blog [R] Ideias para Reciclar surge no âmbito da reutilização, reciclagem e recriação de objectos a que o tempo e uso tornaram obsoletos.
Este é um espaço no qual pretendo divulgar um conjunto diversificado de trabalhos, apresentando soluções de aproveitamento de objectos que se vão acumulando em arrecadações, garagens, sótãos, etc., bem como remodelação de espaços interiores e exteriores.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

[R] caixa guarda jóias



O objecto da presente intervenção corresponde a uma caixa de madeira com oito compartimentos interiores.
Pretendia-se que esta caixa fosse convertida em guarda jóias para uma sobrinha da cliente.
Optou-se por pintar toda a peça de branco e por aplicar tecido tanto na tampa, como em todo o interior. Foi ainda adicionado um espelho na parte interior da tampa. 
Para conferir um aspecto mais requintado optou-se por adicionar galões, fitas de seda e cordões, cujas tonalidades vão ao encontro das cores presentes no tecido aplicado na peça.




Custo de uma intervenção semelhante: 25 euros*

*este preço não inclui a caixa de madeira, uma vez que esta foi fornecida pela cliente.


domingo, 20 de janeiro de 2013

[R] recriar_caixa de madeira forrada com tecido | antes_depois


Este é mais um exemplo da gama de caixas disponíveis no atelier [R] ideias para reciclar. Trata-se de uma caixa de madeira com 11cm x 11cm x 7cm, na qual foi aplicado tecido (marca Tilda) e fitas de seda para fazer os remates.

Preço de uma peça semelhante: 10 euros

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

[R] caixa esmeralda | antes_depois


caixa esmeralda foi uma criação especial. Surgiu inspirada numa pessoa que admiro profissionalmente e cujo trabalho tenho vindo a seguir atentamente. As opções tanto ao nível da cor, como do material de revestimento tiveram como base o conhecimento do seu gosto por este tom de verde em particular e um vestido usado recentemente pela mesma. Assim, para a concretização do presente trabalho foi utilizada uma caixa de madeira (7,5cm de diâmetro, por 4cm de altura), na qual foram aplicadas lantejoulas e fita de seda.
Devo confessar que melhor do que fazer esta caixa, foi ter o privilégio de a entregar pessoalmente a quem esteve na génese da sua concepção.





quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

[R] caixa forrada com tecido de chita | antes_depois


Caixa de madeira forrada com tecido de chita e com aplicação de fitas de seda e de algodão. 

Dimensões: 18,5cm (diam.) x 10,5cm (alt.)
Custo de uma peça semelhante: 10 euros

[R] registo da natividade


Este trabalho insere-se na categoria recriar, para o qual foi usada uma caixa de madeira com tampo de vidro.
Pretendia-se criar um Registo no qual não fossem utilizados os convencionais galões dourados e tecido de damasco. Para tal, optou-se por usar tecido de chita, fitas de seda e lantejoulas. A imagem seleccionada retrata a Natividade.

Custo de uma peça semelhante: 30 euros

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

[R] altar a santo antónio


Para a execução deste trabalho foi reciclada uma caixa de madeira resgatada do lixo. 
Pretendia-se criar um objecto Pop/Kitsch dedicado a Santo António. Esta intenção seria materializada quer pela paleta de cores seleccionada, quer pelos materiais utilizados. Para tal, optou-se por usar cores vibrantes, predominando o amarelo e o rosa fucsia. A selecção das referidas cores teve como base o tecido de chita usado para forrar o fundo da peça.
Ao nível da concepção, procedeu-se ao corte de uma moldura em madeira para rematar a caixa, que posteriormente foi pintada e na qual foram aplicadas flores recortadas de um tecido de chita com padrão diferente do usado no interior da caixa. No interior da caixa aplicou-se esponja nas partes laterais, fundo e topo, forrado com tecido e criou-se uma elevação para dar mais destaque à figura do Santo António.





Custo de uma peça semelhante: 50 euros

[R] caixa porta-relógios | antes_depois


O presente trabalho refere-se a uma mala em madeira de pinho adquirida numa feira de velharias convertida em caixa porta-relógios.
A madeira encontrava-se em muito bom estado de conservação, pelo que se procedeu apenas à remoção da pintura exterior e reparação das ferragens, que evidenciavam alguns sinais de degradação.
Aproveitando a compartimentação interior existente, foram criadas caixas forradas com tecido. Para cumprir com a nova função, foi adicionada uma peça almofadada, com forma cilíndrica, para a colocação dos relógios.

 Custo de uma intervenção semelhante: 60 euros


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

[R] presépio "azul tiffany's"


A época Natalícia já terminou, no entanto ficam as imagens de um presépio em cartão encomendado ao atelier [R] ideias para reciclar. Para a concepção deste presépio foram utilizadas uma caixa, cartão e fitas de seda. A disposição interior das peças está feita de modo a que no Natal o presépio permaneça em exposição, podendo a caixa que o contem ser fechada no restante período do ano.

Preço: 30 euros






[R] mesa multi-usos_antes | depois

O presente trabalho consistiu na recuperação de uma antiga mesa de enfermaria resgatada do lixo. A intervenção consistiu em substituir o tampo existente por em madeira encerada e pintar o pé.
O uso desta peça peça pode ser variado, desde consola, a mesa de cabeceira, entre outros.

[R] renovação de hall de entrada


A presente intervenção teve lugar num hall de entrada de uma habitação. Tratou-se de uma surpresa para os proprietários, que completavam 30 anos de casamento.

[] ESPAÇO EXISTENTE
  



[] INSPIRAÇÃO

Na base das opções ao nível dos tons a utilizar na decoração esteve este papel de parede pintado à mão. Trata-se de um papel de parede antigo proveniente dos excedentes da loja do avô da proprietária e que, pela sua beleza, valor sentimental e singularidade, se optou por utilizar em alguns apontamentos da decoração. 

[] CROQUI DA PROPOSTA


A proposta apresentada consistia em retirar o protagonismo assumido pela porta de entrada que, por não possuir especial interesse, nem ser utilizada pelos proprietários, se optou por tapar com um cortinado. propunha-se igualmente alterar a cor das paredes e o mobiliário existente, sendo introduzidas peças recicladar pelo atelier [R] ideias para reciclar
Entre os elementos propostos para este espaço destacam-se: uma escrivaninha convertida em oratório; um cadeirão dourado; e um candeeiro de pé.
De seguida ficam as imagens do espaço após a intervenção.

[] ESPAÇO APÓS INTERVENÇÃO




[] ELEMENTOS UTILIZADOS NA DECORAÇÃO

Ao nível dos elementos utilizados na decoração será apenas apresentada a descrição dos que ainda não foram publicados neste blogue, nomeadamente a escrivaninha e o conjunto de espelhos dourados.

[] escrivaninha


A escrivaninha era um móvel que outrora se encontrava no quarto dos filhos dos proprietários e cuja recuperação consistiu em converter em oratório. Para tal removeram-se as prateleiras da parte superior, pintou-se toda a peça de branco, aplicou-se o papel de parede e substituíram se os puxadores existentes por uns adquiridos na loja Zara Home. Na decoração foram utilizados uns missais antigos, uma estatueta que representa a Nossa Senhora da Conceição, uns medalhões com anjos da guarda, uma moldura com a fotografia de casamento dos proprietários, uma jarra de cerâmica e um par de castiçais.

[] par de castiçais



[] cadeirão


[] banco

 

[] candeeiro de pé


[] conjunto de espelhos

Na concepção deste espelho foram usados um conjunto de peças de madeira, cujo molde foi concebido a partir das peças que servem de suporte nas molduras. Após a montagem da peça foi aplicada a folha de ouro.
Para este espelho foram utilizados um espelho com moldura de plástico e uma tampa de um reservatório. As duas peças foram coladas e, à semelhança do exemplo anterior, revestidas a folha de ouro. 




Related Posts with Thumbnails