[R] Ideias para Reciclar

Consciente dos tempos que correm, em que as questões ecológicas e económicas adquirem maior expressão, o blog [R] Ideias para Reciclar surge no âmbito da reutilização, reciclagem e recriação de objectos a que o tempo e uso tornaram obsoletos.
Este é um espaço no qual pretendo divulgar um conjunto diversificado de trabalhos, apresentando soluções de aproveitamento de objectos que se vão acumulando em arrecadações, garagens, sótãos, etc., bem como remodelação de espaços interiores e exteriores.

segunda-feira, 31 de março de 2014

[R] RECICLAGEM DE LUSTRE ANTIGO | antes_depois



A presente publicação refere-se à reciclagem de um lustre comprado numa feira de velharias. 
A intervenção consistiu em converter esta peça em candeeiro de mesa. Para tal, o lustre foi todo desmontado e as suas peças limpas e reposicionadas. A instalação eléctrica foi substituída e foi adicionado um 4º lume no topo do candeeiro.
A intervenção culminou com a concepção dos abajures, para os quais seleccionámos um tecido às riscas pretas e brancas e um galão com pompons para o remate.






domingo, 30 de março de 2014

[R] ILUMINAÇÃO_CANDEEIRO DE MESA | antes_depois


Na presente publicação apresentamos a primeira de uma série de reciclagem de caixas de garrafas de vinho, convertidas em candeeiros de mesa. 
Para o projecto de hoje optámos por revestir a caixa com um papel cujo padrão foi desenhado no atelier [R] ideias para reciclar, impresso na tonalidade verde esmeralda. Para conferir um aspecto mais requintado, aplicámos uma fita em cetim, no mesmo tom, à semelhança da que aplicámos no abajur.
No que se refere à parte eléctrica, fizemos a instalação e reciclámos peças de outros candeeiros que fazem o suporte do casquilho.

sábado, 22 de março de 2014

[R] RESTAURO_CANDEEIRO EM MADEIRA | antes_depois


 Na publicação de hoje apresentamos o restauro de um candeeiro em madeira adquirido numa loja de artigos usados.
A peça encontrava-se descolada e necessitava de uma nova instalação eléctrica.
Após o restauro, o candeeiro passou a iluminar a mesa do café da casa do cliente.
As peças usadas no styling para as fotografias (nomeadamente o espelho, a caixa em latão dourado com um pássaro na tampa e a campainha de receção de hotel) foram adquiridas na loja Mercado Usado em Santarém e recuperadas no atelier [R] ideias para reciclar.







quinta-feira, 13 de março de 2014

[R] CAIXAS_MACARONS



No atelier [R] ideias para reciclar estamos em constante busca de inspiração para a concepção de caixas. Na presente publicação, apresentamos a nossa mais recente criação inspirada nos Macarons.
Tratam-se de caixas em casquinha pintadas inteiramente à mão em diversas cores e tamanhos. Para conferir um aspecto mais requintado aplicámos um pequeno puxador e adornámos os tampos  com motivos florais pintados em dourado.
As dimensões disponíveis são [diâmetro x altura]:
[XS] 7x4 cm;
[S] 10,5x4 cm;
[M] 12,1x4,6 cm;
[L] 13,5x5 cm;
[XL] 15,1x5,6 cm;
[XXL] 18,2x6,1 cm.
A nível das cores, podemos produzir na cor que desejar.
Preço sob consulta.
Caixas [XS]:
Caixas [S], [M], [L], [XL] e [XXL]:





domingo, 9 de março de 2014

sexta-feira, 7 de março de 2014

[R] CAIXAS_caixa em madeira com divisórias


Caixa em madeira pintada pintada com divisórias e tampo em vidro.
Interior revestido com padrão pied-de-poule e rematado com fita de seda no mesmo tom. 
Dimensões [alt. x larg. x larg.]: 5x20x20cm.
Preço sob consulta. 



quarta-feira, 5 de março de 2014

[R] RESTAURO_tabuleiro em madeira | antes_depois


O presente trabalho corresponde ao restauro de um tabuleiro em madeira que a cliente referiu ter sido presente do casamento da sua avó. Trata-se de uma peça com mais de 50 anos que evidenciava algum desgaste ao nível do verniz de acabamento, a presença de caruncho, a ausência do vidro que sobrepunha a base do tabuleiro e o parafuso de uma das pegas partido.  
A intervenção passou por remover todo o verniz restante, limpar as pegas, aplicar um tratamento anti-caruncho, aplicar o acabamento final em toda a peça e, por fim, colocar de novo uma peça em vidro para proteger o fundo do tabuleiro.









Related Posts with Thumbnails