[R] Ideias para Reciclar

Consciente dos tempos que correm, em que as questões ecológicas e económicas adquirem maior expressão, o blog [R] Ideias para Reciclar surge no âmbito da reutilização, reciclagem e recriação de objectos a que o tempo e uso tornaram obsoletos.
Este é um espaço no qual pretendo divulgar um conjunto diversificado de trabalhos, apresentando soluções de aproveitamento de objectos que se vão acumulando em arrecadações, garagens, sótãos, etc., bem como remodelação de espaços interiores e exteriores.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

[R] espaços | atelier



Este era um espaço cuja função original se destinava ao armazenamento de azeite e que, após a minha intervenção, acolhe as instalações do meu atelier. Tratando-se de um edifício do início do século XX, que já não se encontra em actividade por não cumprir com as normas exigidas à produção de azeite, colocava-se a necessidade de conciliar o carácter museológico com as funções actuais.
A "casa do azeite" teve uma primeira intervenção minha há 10 anos, na qual apenas procedi à limpeza do espaço e pintura das paredes. A intervenção actual foi mais profunda, as paredes precisavam de reboco em alguns locais onde existiam frestas, as portas precisavam de pintura e madeiras novas, as talhas de azeite necessitavam de restauro, etc. Numa fase inicial, procedi ao reparo das paredes e portas, seguido da pintura dos mesmos com cal. Nas paredes optei por pintar num tom cinza claro, para o qual misturei cimento na cal; nas portas utilizei um pigmento preto que, misturado com a cal, dá origem a um cinza escuro, tendo dado o acabamento final com cera. De seguida apliquei uma mistura de cimento e água no chão.
Terminado este processo, dei início ao restauro das talhas. Este foi um trabalho demorado e difícil, dada a dimensão das mesmas, tendo consistido na remoção da tinta e ferrugem com uma escova de aço e na aplicação de verniz para metais.
Para o atelier, utilizei um cacifo de madeira para armazenar as ferramentas de trabalho; a secretária foi conseguida através da reciclagem de um banco de carpinteiro (base) e um taipal (tampo); uma cadeira de estirador e uma outra que encontrei no lixo; para a iluminação, reciclei uma gaveta, tendo substituído o fundo com um material translúcido e pintado a estrutura na mesma cor da secretária.








2 comentários:

  1. Parabéns!!! Existe aqui o que muito valorizo, pequenas ideias, geniais, de tão simples que são. Existe ainda um trabalho de fundo de grande coerência e equilíbrio.
    Fico feliz de poder acompanhar este trabalho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Está muito bonito o espaço, Raul. A utilização de pigmentos naturais é algo que eu gostava de explorar um dia destes. O arquivador, do post anterior, também ficou muito valorizado. Excelente trabalho!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails