Apresento pela primeira vez o resultado final da renovação de um espaço do qual tenho vindo a publicar fotografias de alguns dos objectos reciclados que compõem a decoração. Trata-se de um telheiro onde foram criadas duas zonas distintas, uma dedicada à jardinagem e cultivo de plantas aromáticas, e outra destinada a refeições para usufruir nas noites quentes de Verão.
Este foi outrora um espaço destinado à suinicultura, dividido em três partes, no qual foi instalada mais tarde uma capoeira.Na altura em que comecei a renovação ainda não documentava os meus trabalhos, pelo que não existe um registo do antes.
A intervenção consistiu numa fase inicial na limpeza e remoção de todos os elementos que faziam parte das antigas funções. De seguida demoli uma das paredes que delimitavam as boxes, para ampliar o espaço onde seria colocada a mesa para refeições, reparei as paredes e pavimento, e procedi à pintura, na qual utilizei cal (branco para a barra e misturada com óxido de ferro, para paredes). Terminadas as obras, procedi à decoração do espaço, toda ela conseguida com objectos reciclados (à excepção da mesa e cadeiras).
Na zona destinada à jardinagem foram colocados um móvel que publiquei num post anterior, utensílios agrícolas em madeira, um baú metálico para a armazenagem de vasos, e criada uma prateleira para a colocação de paletes com vasos, conseguida a partir da reciclagem de uma chapa de zinco, a partir da qual é feito o reaproveitamento da água libertada pelos vasos para a rega de outras plantas.
Na zona de refeições foram colocados o par de candeeiros que também publiquei anteriormente, uma consola feita com um taipal de madeira e uma base em ferro proveniente de uma oficina, cestos de asa utilizados nas vindimas e que agora servem como floreiras, mesa e cadeiras em madeira, e um lustre antigo.








Gostei de tudo. Tinha acompanhado a "evolução" de alguns dos objectos. Mas a ideia que mais gostei foi da pintura com cal.
ResponderEliminarParabéns!
Catarina Clemente
Muito obrigado pelo comentário Catarina. Em breve publicarei outra hipótese de aplicação da cal.
ResponderEliminarCumprimentos
Raul