[R] Ideias para Reciclar

Consciente dos tempos que correm, em que as questões ecológicas e económicas adquirem maior expressão, o blog [R] Ideias para Reciclar surge no âmbito da reutilização, reciclagem e recriação de objectos a que o tempo e uso tornaram obsoletos.
Este é um espaço no qual pretendo divulgar um conjunto diversificado de trabalhos, apresentando soluções de aproveitamento de objectos que se vão acumulando em arrecadações, garagens, sótãos, etc., bem como remodelação de espaços interiores e exteriores.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

[R] espaços


Apresento pela primeira vez o resultado final da renovação de um espaço do qual tenho vindo a publicar fotografias de alguns dos objectos reciclados que compõem a decoração. Trata-se de um telheiro onde foram criadas duas zonas distintas, uma dedicada à jardinagem e cultivo de plantas aromáticas, e outra destinada a refeições para usufruir nas noites quentes de Verão.
Este foi outrora um espaço destinado à suinicultura, dividido em três partes, no qual foi instalada mais tarde uma capoeira.Na altura em que comecei a renovação ainda não documentava os meus trabalhos, pelo que não existe um registo do antes.
A intervenção consistiu numa fase inicial na limpeza e remoção de todos os elementos que faziam parte das antigas funções. De seguida demoli uma das paredes que delimitavam as boxes, para ampliar o espaço onde seria colocada a mesa para refeições, reparei as paredes e pavimento, e procedi à pintura, na qual utilizei cal (branco para a barra e misturada com óxido de ferro, para paredes). Terminadas as obras, procedi à decoração do espaço, toda ela conseguida com objectos reciclados (à excepção da mesa e cadeiras).
Na zona destinada à jardinagem foram colocados um móvel que publiquei num post anterior, utensílios agrícolas em madeira, um baú metálico para a armazenagem de vasos, e criada uma prateleira para a colocação de paletes com vasos, conseguida a partir da reciclagem de uma chapa de zinco, a partir da qual é feito o reaproveitamento da água libertada pelos vasos para a rega de outras plantas.
Na zona de refeições foram colocados o par de candeeiros que também publiquei anteriormente, uma consola feita com um taipal de madeira e uma base em ferro proveniente de uma oficina, cestos de asa utilizados nas vindimas e que agora servem como floreiras, mesa e cadeiras em madeira, e um lustre antigo.








2 comentários:

  1. Gostei de tudo. Tinha acompanhado a "evolução" de alguns dos objectos. Mas a ideia que mais gostei foi da pintura com cal.

    Parabéns!

    Catarina Clemente

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo comentário Catarina. Em breve publicarei outra hipótese de aplicação da cal.

    Cumprimentos

    Raul

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails